
quinta-feira, 28 de maio de 2009
sábado, 10 de janeiro de 2009
DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA
No dia 7 de Janeiro tivemos mais uma aula assistida pela professora Teresa Macedo.
Estivemos a fazer algumas actividades para o Desenvolvimento da Consciência Linguística.
Fizemos uma actividade muito engraçada, onde conhecemos a linguagem de umas criaturas chamadas Pufos.
Depois da aula resolvemos experimentar escrever os nossos nomes na linguagem dos Pufos. Ficaram muito giros!
Pufana Pufarolina
Estivemos a fazer algumas actividades para o Desenvolvimento da Consciência Linguística.
Fizemos uma actividade muito engraçada, onde conhecemos a linguagem de umas criaturas chamadas Pufos.
Depois da aula resolvemos experimentar escrever os nossos nomes na linguagem dos Pufos. Ficaram muito giros!
Pufana Pufarolina

Pufana Pufláudia
Pufangela
Pufruno
Pufláudia Pufegina
Pufiogo
Pufisabel
Pufoão Pufanselmo
Pufoão Pufedro
Pufosé Pufeduardo
Pufosé Pufedro
Pufariana
Pufuno Pufaniel
Pufuno Pufoel
Pufedro Pufafael
Pufui Pufiguel
Pufânia
Pufítor
Pufárbara
A nossa professora ensinou-nos também a falar uma linguagem dos “P” que a mãe dela falava com as amigas quando era pequena.
É difícil, mas com o treino consegue-se.
É só repetir todas as sílabas, mas trocando a primeira consoante por um p, ou colocar um p quando não existe consoante. Por exemplo a palavra “escola” fica assim “espescopolapa”.
Ficam umas palavras muito grandes!
Tentar falar assim é um exercício engraçado, porque nos obriga a saber muito bem dividir oralmente as sílabas das palavras.
Tentem lá agora decifrar esta frase:
“Épe muipuitopo enpengrapraçapadopo tenpentarpar fapalarpar apassimpim!”
(uma ajudinha para quem não conseguiu:
retira todas as sílabas que comecem pela letra p.)
3.º ano Sala 5
Pufangela
Pufruno
Pufláudia Pufegina
Pufiogo
Pufisabel
Pufoão Pufanselmo
Pufoão Pufedro
Pufosé Pufeduardo
Pufosé Pufedro
Pufariana
Pufuno Pufaniel
Pufuno Pufoel
Pufedro Pufafael
Pufui Pufiguel
Pufânia
Pufítor
Pufárbara
A nossa professora ensinou-nos também a falar uma linguagem dos “P” que a mãe dela falava com as amigas quando era pequena.
É difícil, mas com o treino consegue-se.
É só repetir todas as sílabas, mas trocando a primeira consoante por um p, ou colocar um p quando não existe consoante. Por exemplo a palavra “escola” fica assim “espescopolapa”.
Ficam umas palavras muito grandes!
Tentar falar assim é um exercício engraçado, porque nos obriga a saber muito bem dividir oralmente as sílabas das palavras.
Tentem lá agora decifrar esta frase:
“Épe muipuitopo enpengrapraçapadopo tenpentarpar fapalarpar apassimpim!”
(uma ajudinha para quem não conseguiu:
retira todas as sílabas que comecem pela letra p.)
3.º ano Sala 5
sábado, 20 de dezembro de 2008
Festa de Natal
No dia 18 de Dezembro realizamos a Festa de Natal da nossa escola.
Todas as turmas participaram com canções, teatros e poemas alusivos à quadra natalícia.
A nossa turma decidiu cantar a música "Adivinha quanto gosto de ti", de André Sardet.
Ao contrário de André Sardet, que escreveu a música dedicada à sua filha, nós resolvemos dedicá-la a todas as Mães e a todos os Pais.
Vejam até ao fim porque tem uma pequenina surpresa quase no final!
3.º ano Sala 5
Todas as turmas participaram com canções, teatros e poemas alusivos à quadra natalícia.
A nossa turma decidiu cantar a música "Adivinha quanto gosto de ti", de André Sardet.
Ao contrário de André Sardet, que escreveu a música dedicada à sua filha, nós resolvemos dedicá-la a todas as Mães e a todos os Pais.
Vejam até ao fim porque tem uma pequenina surpresa quase no final!
3.º ano Sala 5
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Com as palavras também se pode brincar!
Na quarta-feira passada estivemos a brincar com as palavras.
Pegamos em palavras, trocamos letras e construímos novas palavras.
Descobrimos também que juntando imagens também podemos construi palavras.
Foi uma aula muito engraçada em que todos queríamos participar.
3.º ano Sala5
Pegamos em palavras, trocamos letras e construímos novas palavras.
Descobrimos também que juntando imagens também podemos construi palavras.
Foi uma aula muito engraçada em que todos queríamos participar.
3.º ano Sala5
quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A nossa aula de hoje foi sobre Destrava Línguas.
No final, depois da professora Teresa ter ido embora, resolvemos fazer-lhe um Destrava Línguas.
Esperamos que ela goste:
Era uma vez
A professora Teresa
Furunfunfesa
Triunfunfesa
Misericuntesa
Veio assistir à nossa aula
Furunfunfaula
Triunfunfaula
Misericuntaula
Fizemos Destrava Línguas
Furunfunfínguas
Triunfunfínguas
Misericuntínguas
E foi muito divertido
Furunfunfido
Triunfunfido
Misericuntido
3.º ano – Sala 5
No final, depois da professora Teresa ter ido embora, resolvemos fazer-lhe um Destrava Línguas.
Esperamos que ela goste:
Era uma vez
A professora Teresa
Furunfunfesa
Triunfunfesa
Misericuntesa
Veio assistir à nossa aula
Furunfunfaula
Triunfunfaula
Misericuntaula
Fizemos Destrava Línguas
Furunfunfínguas
Triunfunfínguas
Misericuntínguas
E foi muito divertido
Furunfunfido
Triunfunfido
Misericuntido
3.º ano – Sala 5
Rimas de S.Martinho
As castanhas cozidas,
São boas comidas.
As castanhas assadas,
São boas tostadas.
Sílvia e Nelson
CASTANHAS, CASTANHINHAS,
São muito docinhas,
Parecem muito boas,
Tal como as broas.
Francisco e Henrique
Eu gosto do magusto,
Apanho castanhas a meu custo.
Gosto de as comer,
Isso é um prazer.
Rui
Castanhas, que ricas que são,
Boas assadas que queimam a mão.
Vou deixá-las arrefecer,
Para as poder comer.
Márcio
A festa de São Martinho
É uma festa de alegria.
Lá bebe-se vinho
E castanhas da Maria.
Eu não participei
Muito triste fiquei,
Até desmaiei
Pois castanhas não comerei.
Inês e Tatiana
Na escola há uma fogueira,
Feita de lume e madeira.
Depois das castanhas comer.
Vamos brincar a valer.
Com o carvão vamo-nos pintar,
E a fogueira saltar.
Enquanto não tocar,
A diversão fica no ar.
Filipa e Carlos Gomes
S. Martinho cheio de alegria
É uma grande fantasia,
Crianças a pular
E o S. Martinho a animar.
Cláudia Rafaela e Ana Francisca
A fogueira na escola,
Com castanhas a assar
E os alunos no recreio,
Em cima dela a saltar.
Luana e Natacha.
No dia de S. Martinho
Já é uma tradição,
Fazer as provas do vinho,
P’ra aquecer o coração.
Catarina e Joana
No magusto muito felizes,
Nós grandes petizes,
Saltamos a fogueira
E guardamos as castanhas na algibeira.
João e Patrícia
São boas comidas.
As castanhas assadas,
São boas tostadas.
Sílvia e Nelson
CASTANHAS, CASTANHINHAS,
São muito docinhas,
Parecem muito boas,
Tal como as broas.
Francisco e Henrique
Eu gosto do magusto,
Apanho castanhas a meu custo.
Gosto de as comer,
Isso é um prazer.
Rui
Castanhas, que ricas que são,
Boas assadas que queimam a mão.
Vou deixá-las arrefecer,
Para as poder comer.
Márcio
A festa de São Martinho
É uma festa de alegria.
Lá bebe-se vinho
E castanhas da Maria.
Eu não participei
Muito triste fiquei,
Até desmaiei
Pois castanhas não comerei.
Inês e Tatiana
Na escola há uma fogueira,
Feita de lume e madeira.
Depois das castanhas comer.
Vamos brincar a valer.
Com o carvão vamo-nos pintar,
E a fogueira saltar.
Enquanto não tocar,
A diversão fica no ar.
Filipa e Carlos Gomes
S. Martinho cheio de alegria
É uma grande fantasia,
Crianças a pular
E o S. Martinho a animar.
Cláudia Rafaela e Ana Francisca
A fogueira na escola,
Com castanhas a assar
E os alunos no recreio,
Em cima dela a saltar.
Luana e Natacha.
No dia de S. Martinho
Já é uma tradição,
Fazer as provas do vinho,
P’ra aquecer o coração.
Catarina e Joana
No magusto muito felizes,
Nós grandes petizes,
Saltamos a fogueira
E guardamos as castanhas na algibeira.
João e Patrícia
domingo, 2 de novembro de 2008
Actividade conjunta do 3.º e 1.º ano
Hoje divertimo-nos muito a “entrevistar” os alunos do 1.º ano da professora Isabel.
Fizemos-lhes perguntas e eles deram respostas muito curiosas que registámos numa ficha de trabalho de “Actividades integradoras de desenvolvimento da consciência linguística”.
Vamos colocar aqui alguns exemplos que achámos mais engraçados:
Para que queres aprender a ler?
Para ensinar o meu irmão.
Para fazer jogos de Inglês.
Para dizer aos meus pais que já sei ler.
Para ler na televisão.
Para que queres aprender a escrever?
Para eu fazer cartas para a minha mãe.
Para fazer muitas letras.
Para escrever o nome de todos.
Conheces alguém que saiba ler e escrever? Quem?
A professora.
O senhor padre.
Os meus pais.
Ninguém.
Sabes o que isto é?
Um jornal.
O que achas que está aqui escrito?
Fala de acidentes.
Fala de coisas importantes.
Fala de notícias.
Fala de futebol.
Fala de pessoas mortas.
Fala de futebol e de homens velhos e que morrem por serem velhos.
Sabes o que isto é?
Um dicionário.
Nunca vi isto.
Não sei.
Um livro.
Para que serve?
Para ler.
Para saber coisas.
Para procurar palavras.
Para contar histórias.
Foi muito engraçado trabalhar em conjunto com os alunos mais pequenos, pois foi giro ver que havia coisas que para nós eram tão fáceis e eles não sabiam!
Alunos do 3.º ano - sala 5
Fizemos-lhes perguntas e eles deram respostas muito curiosas que registámos numa ficha de trabalho de “Actividades integradoras de desenvolvimento da consciência linguística”.
Vamos colocar aqui alguns exemplos que achámos mais engraçados:
Para que queres aprender a ler?
Para ensinar o meu irmão.
Para fazer jogos de Inglês.
Para dizer aos meus pais que já sei ler.
Para ler na televisão.
Para que queres aprender a escrever?
Para eu fazer cartas para a minha mãe.
Para fazer muitas letras.
Para escrever o nome de todos.
Conheces alguém que saiba ler e escrever? Quem?
A professora.
O senhor padre.
Os meus pais.
Ninguém.
Sabes o que isto é?
Um jornal.
O que achas que está aqui escrito?
Fala de acidentes.
Fala de coisas importantes.
Fala de notícias.
Fala de futebol.
Fala de pessoas mortas.
Fala de futebol e de homens velhos e que morrem por serem velhos.
Sabes o que isto é?
Um dicionário.
Nunca vi isto.
Não sei.
Um livro.
Para que serve?
Para ler.
Para saber coisas.
Para procurar palavras.
Para contar histórias.
Foi muito engraçado trabalhar em conjunto com os alunos mais pequenos, pois foi giro ver que havia coisas que para nós eram tão fáceis e eles não sabiam!
Alunos do 3.º ano - sala 5
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