domingo, 2 de novembro de 2008

Actividade conjunta do 3.º e 1.º ano

Hoje divertimo-nos muito a “entrevistar” os alunos do 1.º ano da professora Isabel.
Fizemos-lhes perguntas e eles deram respostas muito curiosas que registámos numa ficha de trabalho de “Actividades integradoras de desenvolvimento da consciência linguística”.

Vamos colocar aqui alguns exemplos que achámos mais engraçados:

Para que queres aprender a ler?
Para ensinar o meu irmão.
Para fazer jogos de Inglês.
Para dizer aos meus pais que já sei ler.
Para ler na televisão.

Para que queres aprender a escrever?
Para eu fazer cartas para a minha mãe.
Para fazer muitas letras.
Para escrever o nome de todos.

Conheces alguém que saiba ler e escrever? Quem?
A professora.
O senhor padre.
Os meus pais.
Ninguém.

Sabes o que isto é?
Um jornal.
O que achas que está aqui escrito?
Fala de acidentes.
Fala de coisas importantes.
Fala de notícias.
Fala de futebol.
Fala de pessoas mortas.
Fala de futebol e de homens velhos e que morrem por serem velhos.

Sabes o que isto é?
Um dicionário.
Nunca vi isto.
Não sei.
Um livro.

Para que serve?
Para ler.
Para saber coisas.
Para procurar palavras.
Para contar histórias.

Foi muito engraçado trabalhar em conjunto com os alunos mais pequenos, pois foi giro ver que havia coisas que para nós eram tão fáceis e eles não sabiam!

Alunos do 3.º ano - sala 5

1 comentário:

Teresa disse...

Olá! Esta de terem sido jornalistas foi muito bem engendrada! Parabéns pelo vosso trabalho, ouviram? E já sabem... nas perguntas e respostas há sempre muito a aprender. Volto aí em breve...
Beijinhos.